
A H i s t o r i a d a Arcana G o l d e n D a w n Universal
Em meados do século XIX, a Europa experimentava um enorme crescimento no interesse nos Mistérios Iniciaticos Antigos em geral e na Tradição Hermética em particular. Esse interesse foi observado na Inglaterra e principalmente na França.
Era uma época de descobertas, pois a Inglaterra continuava a explorar os lugares mais longínquos do mundo. Havia muito interesse no Egito antigo, bem como nas Tradições arcaicas dos celtas e no Misticismo do Extremo Oriente. No entanto, a maioria dos estudos dos Mistérios Iniciaticos da época era estritamente teóricos. Muitas pessoas estavam insatisfeitas com o status quo das religiões ortodoxas. Eles estavam famintos por algo novo e estimulante.
Foi então que surgiu o Renascimento Hermético Francês liderado por Alphonse Louis Constant, mais conhecido como Eliphas Levi, que já estava em andamento. Em 1854, Levi escreveu O Dogma e o Ritual da Alta Magia, que se tornariam uma pedra angular da Tradição Ocidental. Levi foi a primeira pessoa a apontar as correspondências entre o Tarôt e a Qabalah - uma teoria que mais tarde se tornaria uma parte importante dos ensinamentos da Arcana Golden Dawn Universal.
Foi assim que em 1888, três cabalistas, maçons e rosa-cruzes receberam do Conde de Glenstrae os documentos e ensinamentos de uma antiga organização ligada a Tradição dos Mistérios do Egito e da Grécia para fundarem a Arcana Golden Universal, e continuar realização do trabalho que foi abandonado pela Sociedade Hermética.
Esses fundadores da Arcana Golden Dawn Universal pretendiam que a Ordem servisse como guardiã da Tradição Iniciatica Ocidental - mantendo seu conhecimento intacto.A Arcana Golden Dawn Universal atraiu várias pessoas influentes, incluindo Farr, Gonne e Yeats, além da produtora de teatro Annie Horniman, do autor Arthur Machen, da artista Moina Mathers (esposa de MacGregor Mathers e irmã do teósofo Henri Bergson), co-fundadora da Sociedade Fabiana e autora infantil Edith Nesbit, pintores Henrietta e Henry Paget e escritor neo-celta William Sharp (também conhecido como Fiona Macleod).A Ordem permitiu que homens e mulheres participassem como iguais em suas práticas.
Os membros da ArcanaGolden Dawn Universal estavam interessados principalmente na Filosofia e na prática de rituais tradicionais para o avanço do espírito do Ser Humano. Nestes interesses se incluíam a religião egípcia antiga, a Cabala, o Cristianismo, a Maçonaria, o paganismo, a Teurgia, a alquimia, os grimórios modernos e a magia Enoquiana, como a registrada pelo ocultista John Dee. Seus objetivos principais era o uso de práticas metodológicas para causar mudanças na Consciência e o no Mundo Material, de acordo com a vontade universal.
O impacto que a Arcana Golden Universal exerceu sobre o Esoterismo Ocidental foi, no entanto, muito maior.Seus rituais, conhecimentos, filosofia e membros influenciaram tremendamente todo o esoterismo do Ocidente ,todos os movimentos foram influenciados ou diretamente fundados por pessoas ligadas à Ordem ou seus ensinamentos.
O recrutamento para as fileiras da mesma, que naqueles tempos era bastante sigilosa, era feito apenas por convite pessoal ou pequenos anúncios publicados no jornal Teosófico.Embora muito influenciada pela ritualística maçônica, a ordem aceitava igualmente homens e mulheres e algumas delas, como Dion Fortune, vieram a se tornar pesos pesados do Esoterismo Ocidental.